sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Dia da visibilidade lésbica! (ou O que é preconceito?)

Comemora-se hoje, 29 de agosto, o dia da Visibilidade Lésbica. O dia foi escolhido como homenagem ao 29 de agosto de 1996, quando aconteceu, pela primeira vez no Brasil, o Seminário Nacional de Lésbica.


O amor é realmente lindo?


Mas, tão importante quanto institucionalizar essa data, é entender realmente sua importância nos dias atuais. Será que a comemoração de um dia significa realmente a aceitação da sociedade? Provavelmente não! O que os homosexuais precisam é da compreensão humana, não de datas comemorativas em que tentam forçar as pessoas a se acostumarem com a presença deles. Todavia, infelizemente essa sociedade capitalista nos força a tomar como valores culturais aquilo que pode vender como belo e natural.

Veja por exemplo o seriado "The L World". Ele fala sobre a sexualidade de mulheres, os conflitos e a vivência das lésbicas. Tudo de maneira civilizada, eu diria até artistica. Mas se você analisar a fundo verá que o programa não traduz, de forma exata, nossa amálgama cotidiana. The L World mascara a realidade com belas atrizes, transformam o sexo em arte (assim como as novelas brasileiras banalizam o amor), enfim, tenta forçar uma naturalidade e beleza que não existem no cotidiano.



The L World: lindas atrizes, mas e a verdade?

A primeira foto postada acima tem esse objetivo: "Eu julgaria da mesma maneira que julgo quando assisto ao programa o beijo das duas senhoras?" Caso responda não, você é mais uma vítimas dos conceitos artificiais dos enlatados da tv.

Da mesma maneira, comemorar datas e vitórias como se fosse o fim de uma luta não deve ser banalizado. Assim como os verdadeiros cristãos entendem que o natal é só um dia como qualquer outro e deve-se vivenciar Cristo todos os dias do ano, os homosexuais devem também entender que a luta contra o preconceito deve ser contínua. A analogia com a religião não pára por aí.

Um outro aspecto a se observar é o próprio comportamento de muitos homosexuais. Estes, cientes do impacto visual, tentam impor o respeito e o costume através de atos escrachados. Como se fossemos achar normal ver dois homens vestidos femininamente trocando carícias escancaradas e de apelo fortemente sexual. Vale lembrar a estes que vivemos numa sociedade onde nem todos são maduros e adultos. Temos crianças em formação moral, que devem ser poupadas do impacto de certas cenas por não compreende-las.
Mas, assim como a religião, os homossexuais tendem a demonizar quem se opõe a estas cenas. Hoje, se você critica os gays que atentam contra a moral e aos bons costumes em público, corre seriamente o risco de responder na justiça por preconceito. A mesma atitude machista e preconceituosa agora mudou de lado. Da mesma maneira, se você usar uma camisa estampada "100% negro", você é vista como uma pessoa de atitude, corajosa; agora se você usa uma camisa escrita "100% branco" certamente será julgado como um nazifacista

Todos nós devemos sempre, então, julgar com extremo cuidado uma questão séria como essa. Temos que agir não só com o respeito devido às partes, mas também com consciência dos limites dos nossos atos. Limites esses impostos não por outras pessoas, mas por nós mesmos através do conhecimento que temos do resultado dos nossos atos. Todo exagero é prejudicial! Não vivemos em mundos diferentes, por isso respeito sempre! De ambas as partes!

Como a discussão é contínua, eu gostaria que vocês, leitores, comentassem aqui a respeito do assunto. O comentário mais interessante e comedido será publicada no Válvula de Escape com os devidos créditos e o seu formulador ganhará uma camisa exclusiva do nosso blog! Estarão concorrendo à camisa os comentários postados até o dia 15 de setembro. Portanto, mãos à obra!


2 comentários:

Araeci disse...

Meu Deus, voce precisa viver no seculo XXI!!!
Acha bonitinho as gostosas da teve e nao acha lindo duas senhoras, velhinhas, se amarem? Acha mais bonito casais hetero que vivem as turras? Tipo, teu pai batendo na tua mae?
Ora, me poupe do teu atraso.
A contemporaneidade passa por cima, meu caro. Discutir as bobagens que vc esta discutindo aqui é como fazer seminario pra saber se devemos ou nao aceitar a tecnologia.
Assim como a tecnologia esta posta, independentemente da vontade de A ou B que acham que a internet eh o fim dos tempos, a sexualidade humana vai conquistando espaços de liberdade, querendo os conservadores ou nao.
O mundo passa por cima de voces.

Blackthorne disse...

Araeci, pelo jeito vc entendeu o post de forma errônia. O que foi posto em questão foi justamente o fato de que a mídia e os movimentos tidos como "organizados" mascaram a realidade da sexualidade como quem vende um produto. O autor questionou o leitor a cerca do julgamento da foto para mostrar que o que nos é mostrado na tv difere totalmente da realidade. E com isso a tentativa de ajudar na aceitação se perde totalmente. Quanto à observação referente à esteriotipação e vulgaridade nas tentativas de demonstrar a diferença de escolha sexual, o post está completamente certo. Poderia comparar essas tentativas aos movimentos negros, na década de 70, nos EUA, onde a violência, ao invés de unir, apenas separou ainda mais as raças.
E em nenhum momento foi colocada como errada a escolha sexual de quem é gay. O problema é que algumas pessoas, como vc, já lêem artigos (se posso chamar assim) sobre o assunto com pedras à mão, e quando não concordam, ou não entendem, usam de argumentos mais retrógrados que os que combatem!
Aliás, atraso é justamente ler pelos cocos opniões à respeito do assunto, ou achar que as coisas serão resolvidas de maneira forçada. Não está em discussão (e o texto em nenhum momento disse isso) se a homosexualidade deve ou não ser aceita, mas sim qual é a melhor maneira de de preparar a sociedade para que todos tenham direito a uma escolha sexual sem o medo do preconceito!