sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Baby Beef


Quem já teve a oportunidade de provar uma suculenta vitela?

Quem não se deliciou com a maciez da carne, que apesar de cara é uma das melhores do mundo?


O que muita gente não sabe é como a vitela, ou o baby beef, como também é conhecida, é "produzida".
Em primeiro lugar, o baby beef nada mais é do que carne de um bezerro macho não desmamado. Esse filhotes, desde o primeiro dia de vida, são afastados de suas mães e colocados em compartimentos minúsculos, onde ficarão até o dia do abate.
Nestes compartimentos, o bezerro é alimentado somente com um substitudo do leite materno, para ganho de peso. Para que a carne fique tenra e macia, o animal é imobilizado quase que totalmente, ficando apenas com a cabeça livre para se alimentar. Em alguns lugares, o bezerro fica praticamente pendurado em ganchos, de modo que seus músculos se atrofiem, tornando sua carne ainda mais macia.

Além disso, retira-se o ferro da alimentação do animal, de modo que não ganhe músculos. A falta de ferro é tão sentida pelos animais, que nada no estábulo pode ser feito de metal ferruginoso, pois eles entram em desespero para lamber esse tipo de material.

Na tentativa de conseguir esse mineral, os bovinos chegam a comer seus próprios excrementos.
A grande maioria dos bezerros criavam úlceras e ferimentos pela sua agitação e descontrole em espaços tão minúsculos. A solução dos produtores foi manterem o animal em completa escuridão, onde a luz só é acesa quando se faz necessária a entrada de algum veterinário ou técnico.

Os bezerros são abatidos a partir dos 4 meses de idade, sem nunca terem sequer visto a luz do sol, numa vida de sofrimento e dor!


Fica aqui o aviso do Válvula de Escape: não consuma este tipo de carne! Toda criatura tem direito a uma vida sem sofrimento!

A informação é nossa melhor arma!

Nenhum comentário: