segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Arte nas Ruas!

Para início de conversa: o quer é arte?

Muitos dirão que arte é uma forma do ser humano expressar suas emoções, sua cultura ou sua história. Dirão que ela pode ser clássica ou moderna e até mesmo citarão esculturas, pinturas ou peças famosas de geniais artistas.

Todavia, se a arte pode ser classificada, pode também ser analisada e julgada? De jeito nenhum! Se a arte é a expressão de uma visão, devemos sempre respeitar a criação do artista. E buscar prazer nelas!

Todos nós conhecemos Da Vince, Mozart ou Shakspeare! Mas existem por aí artistas dos quais nunca ouvimos falar, mas que também fazem de simples objetos obras de arte. O que mais me encanta são aqueles que trabalham com artes visuais. Pinturas, para ser mais específico.


Kurt Wenner é um desses gênios. Americano, começou a desenhar cedo e se tornou ilustrador científico da Nasa. Afim de aperfeiçoar seu talento, mudou-se para Itália e para custear seus estudos, começou a fazer desenhos de giz de cera no chão de estações, parques, etc. Estourava aí sua carreira. Wenner tornou-se um especialista em pinturas de calçadas e hoje sua fama corre o mundo. Veja alguns exemplos de seus trabalhos:



Outro que se destaca por seus excelentes desenhos é o pintor Julian Beever. Brintânico, Julian costuma deixar suas obras de arte nas calçadas inglesas, francesas, americanas e alemãs, dentre outras. Sua especialidade é criar obras que, vistas sob certo ângulo, dão uma dimensão incrível aos seus desenhos. Confira você também!




Enquanto isso, no Brasil:


Eis a "arte" brasileira!

5 comentários:

Anônimo disse...

é... "só no Brasil tem pixação né"
tem gente que só que sabe de mete o pau no Brasil...
acorda né

Anônimo disse...

o cara que fez esse post deve ser um escroto e passa a vida inteira no computador, deve ter viajado muito no google earth!

Anônimo disse...

Admiravel a arte desse grandes pintores de chao...mostra grandes ideias sobre o nosso mundo de maneira bem expressiva, como a da terra com a frase 'make proverty history' que reflete um dos nossos principais problemas sociais e outros que mostram grandes icones da nossa cultura como a coca cola o home aranha e o dinheiro...mas a pichacão reflete icones do mundo underground...como voçe mesmo disse a arte nao pode ser julgada se ela é definida como a expressão de uma visão devemos sempre RESPEITAR A CRIAÇÃO DO ARTISTA...sem levar em conta os nosso proprios padrões estéticos...
o brasil tambem é dotado de grandes artistas, nao apenas de pichadores...e se voçe refletir a origem da palavra esse caras que fizeram esse desenhos magnificos curtem pichachão...^^
abrass

Rafinha disse...

Parabens exelente postagem, o texo descrevendo a arte ficou ótimo...

Blackthorne disse...

Não critico a pixação como forma de arte, até pq realmente muitos deles são ótimos desenhistas e artistas! Mas a pixação, principalmente no Brasil, é apenas demonstração de vandalismo, nunca como expressão de arte. Às pessoas acima que criticaram, sugiro que deixem marginais pixarem os muros de suas casas.